.:[Double Click To][Close]:.

Wednesday, April 15, 2009

Vanguart é uma banda de folk rock formada no ano de 2002 em Cuiabá, Mato Grosso, pelo vocalista e violonista Helio Flanders.

Originalmente, Vanguart era um ato solo de Helio Flanders, logo após sair de um grupo de glam rock. Helio tocava violão, teclado e cantava, mandando tudo para o computador. Antes de ir para a Bolívia, Helio gravou dois discos: Ready To... e The Noon Moon, que não chegaram a ser oficialmente lançados, foram apenas distribuídos para amigos próximos.

Em 2005, a banda começou a participar de festivais independentes, o que fez com que seu som chegasse à outras pessoas. Em 2006 foi lançado o single "Semáforo", que fez muito sucesso na cena independente do Brasil. Em dezembro de 2006, o grupo entrou em estúdio para gravar seu primeiro álbum, Vanguart. O álbum foi lançado em julho de 2007 na revista Outracoisa.



Eles estavam programados para tocarem no palco Novo Rock BR do Tim Festival de 2007, no Rio de Janeiro, junto com os grupos Montage e Del Rey, mas sua apresentação neste festival foi cancelada devido à questões de segurança. A chuva inundou o palco e molhou os equipamentos elétricos do show.

No começo de 2008, tornou-se uma banda do Levi's Music após ter sido classificada pela marca mãe, a Levi's, como uma banda unbutton.

Em 26 de Abril de 2008, a Vanguart se apresentou na Virada Cultural, evento que ocorre em São Paulo, no Palco Festivais Independentes, junto com bandas como Mundo Livre S/A, Luisa Mandou Um Beijo, Los Porongas, entre diversos outros artistas, seu show foi considerado um dos melhores de toda a Virada, sendo destaque no jornal Estado de São Paulo.


E pode soar estranho o Vanguart estrear em uma gravadora grande com CD e DVD ao vivo, mas uma banda que se consagrou nos palcos dos festivais independentes Brasil afora não poderia escolher melhor plataforma para ser “apresentada” ao grande público. O show “Multishow Registro” traz “hits” (“Semáforo” e “Cachaça”), participações especiais (Mallu Magalhães e Luiz Carlini, entre outros) inéditas (como a ótima “You know me so well”) e uma versão roqueira de “O mar”, de Dorival Caymmi.